Quem Somos

Há mais de 60 anos lançamos as primeiras estruturas que resultaram em um projeto de vida extraordinário chamado Instituto Divina Pastora. Desde então, somos farol que guia crianças e jovens na busca por conhecimento e formação para a vida.

Na nossa escola abraçamos a metodologia sociointeracionista, meio que nos permite desenvolver um processo de aprendizagem significativo, atual, criativo e acolhedor, sem perder de vista a tradição.

Com uma ampla infraestrutura e um corpo docente altamente qualificado, aqui visamos o desenvolvimento acadêmico, cognitivo e social das crianças, com ênfase em: metodologias ativas, formação religiosa, projetos de impacto  socioemocionais  e educação esportiva.

Assim, preparamos os nossos alunos para os desafios do hoje e do futuro.

Conheça você também a nossa escola e venha crescer conosco!

Nossa História

O Instituto Divina Pastora nasceu do sonho da Irmã Missionária Capuchinha Josefa Maria de Aquiraz. Fundado inicialmente no bairro hoje conhecido como Alemanha em São Luís, o Instituto carrega em seu nome uma homenagem a Nossa Senhora Divina Pastora, patrona da escola e um dos títulos mais significativos de Maria: a Divina Pastora.

Desde então, o colégio nunca mais parou de investir em seu compromisso com a formação de crianças e jovens. Instalado atualmente na Avenida Santos Dumont no Tirirical, o Divina Pastora ampliou a sua estrutura física e consolidou-se como uma instituição referência em educação no Maranhão.

Sob a direção das Irmãs Missionárias Capuchinhas, a escola conta hoje com aproximadamente mil alunos, matriculados em dois turnos escolares na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 

Equipe

A excelência educacional do Instituto Divina Pastora é fruto do trabalho dedicado e apaixonado de uma equipe altamente qualificada e comprometida. Contamos com um corpo docente experiente, formado por mestres e especialistas em diversas áreas que se dedicam a desenvolver práticas pedagógicas inovadoras e eficazes. 

Nosso time administrativo e de apoio é igualmente fundamental para o sucesso do nosso projeto. Eles garantem que a infraestrutura e os serviços oferecidos pela escola funcionem de maneira adequada. 

Trabalhamos todos juntos para transformar a educação em uma experiência de vida, preparando nossos alunos não apenas para os desafios acadêmicos, mas também para serem cidadãos éticos, responsáveis e prontos para contribuir positivamente na sociedade

FREI JOÃO PEDRO DE SEXTO - Fundador da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas

Nasceu em Sexto São João, Milão, Itália, em 9 de setembro de 1868. Tornou-se frade Capuchinho com o projeto de se tornar missionário, projeto que realizou em 1894 quando chegou ao Brasil com alguns companheiros para trabalhar na Missão do Norte e Nordeste.

Foi uma criança que, precocemente, demonstrou sentimentos de amor a Deus. Gostava de rezar e era misericordioso, especialmente, para com os pobres. Na escola chegava a repartir sua merenda com quem não tinha nada. 

Devoção

Era piedoso e várias vezes foi descoberto rezando diante de Nossa Senhora, em seu quarto. Tinha uma devoção especial e um amor ardente por Jesus Sacramentado e quando era mandado fazer uma pequena compra, ele não voltava para casa sem antes entrar na igreja. A mãe, percebendo a demora, quis segui-lo e acabou surpreendendo-o em oração diante do altar.

Foi  também  um  jovem  sincero, aplicado, cumpridor do dever, amante do estudo, dócil e tranquilo, dado à piedade e apaixonado pela missão.

Personalidade e Estilo de Vida

Homem maduro, preparado para o sacrifício, trabalhador, humano e compreensivo no relacionamento com os outros. Possuía um caráter amável e paterno. 

Bastavam  poucas  palavras  para  incentivá-lo  ao  zelo,  à coragem cotidiana, ao sacrifício, ao serviço generoso de Deus e do próximo. Inteligência,  vontade,  energia,  entusiasmo  apostólico,  tudo  nele  visava a realizar uma grande obra, com coração grande e generoso, com plena confiança na Providência Divina e na bondade fundamental dos homens.

Missionário

Frei  João  Pedro  fez-se  frade  capuchinho  para  ser missionário.

Cristo e seu Reino eram o centro de sua vida. Impulsionado pelo ideal missionário, enfrentou florestas, sertões, áreas pantanosas, viagens perigosas e enfadonhas; a Fé e o Amor a Deus eram sua alegria. Quando se referia a essas viagens dizia: “as duras, mas gostosas fadigas das missões…”.

Sobre os ideais e fundamentos da Missão fundou a CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS CAPUCHINHAS para ocupar-se da Educação da Juventude feminina no município Prata, no Pará.

Projeto Político Pedagógico

Convênios